Limpeza do cubo(roda) trazeira - por: Giliard
29/08/2011 09:46
Olá amigo, no sábado lá na oficina da loja em que trabalho lembrei que meu freio traseiro não tava freiando bem e as vezes fazia um barulho irritante, então lembrei tambem que esse assunto é bem dicutido aqui no clube e então decidi resistrar a manutenção que fiz na minha moto para mostrar aqui. E para aproveitar fiz uma limpeza na coroa(coroa da moto, rs) e regular a corrente. Então vamos lá.
primeiro aqui a foto de antes deu tirar. Pra quem for fazer da primeira vez vale prestar a atenção das peças nos seus devidos lugares para não ter problema na hora de montar.

retirando o eixo e os componentes:
1 - pra começar vc tira a porca, caso esteja muito apertada vc pega um pedaço de madeira e vai batendo na chave.
2 - pegue uma chave de fenda e uma martelo(ou algo parecido)e vai batendo no eixo pra sair.
Tudo desmontado:
eixo, reluador da corrente, bucha menor(lado esquerdo), bucha maior(lado direito), regulador de corrente e porca.

depois de tudo fora do lugar eu limpei a coroa:
1 - oleo diesel e um pedaço de estopa. E é só limpar, olhe o antes e depois.
antes:

limpeza:
depois:

Limpar e lixar o cubo e as pastilhas de freio:
1 - use uma lixa bem fina.
2 - percebam que dentro do cubo tem um pó preto. Esse pó deve ser retirado.
3 - observem a pastilha como ela fica bem verde depois de lixada.
lixando o cubo e pastilha:

depois de limpo:

Agora é só colocar tudo no lugar. Antes de apertar a porca do eixo regule a corrente.
Regulando a corrente:
1 - antes de apertar a porca do parafuso do regulador alinhe o pneu da moto.
2 - então aperte o parafuso do regulador(desenrosque bem a porca).
3 - veja se a corrente esta muito esticada, se estiver desenroscar o parafuso.
4 - a corrente tem que estar um pouco folgada.
5 - quando estiver no ponto é só apertar a porca do parafuso.

Cuidado: Nunca esqueça de aperta a porca do eixo!
Agora tudo montado!
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primeiro aqui a foto de antes deu tirar. Pra quem for fazer da primeira vez vale prestar a atenção das peças nos seus devidos lugares para não ter problema na hora de montar.


retirando o eixo e os componentes:
1 - pra começar vc tira a porca, caso esteja muito apertada vc pega um pedaço de madeira e vai batendo na chave.
2 - pegue uma chave de fenda e uma martelo(ou algo parecido)e vai batendo no eixo pra sair.
Tudo desmontado:
eixo, reluador da corrente, bucha menor(lado esquerdo), bucha maior(lado direito), regulador de corrente e porca.

depois de tudo fora do lugar eu limpei a coroa:
1 - oleo diesel e um pedaço de estopa. E é só limpar, olhe o antes e depois.
antes:


limpeza:

depois:


Limpar e lixar o cubo e as pastilhas de freio:
1 - use uma lixa bem fina.
2 - percebam que dentro do cubo tem um pó preto. Esse pó deve ser retirado.
3 - observem a pastilha como ela fica bem verde depois de lixada.
lixando o cubo e pastilha:


depois de limpo:


Agora é só colocar tudo no lugar. Antes de apertar a porca do eixo regule a corrente.
Regulando a corrente:
1 - antes de apertar a porca do parafuso do regulador alinhe o pneu da moto.
2 - então aperte o parafuso do regulador(desenrosque bem a porca).
3 - veja se a corrente esta muito esticada, se estiver desenroscar o parafuso.
4 - a corrente tem que estar um pouco folgada.
5 - quando estiver no ponto é só apertar a porca do parafuso.

Cuidado: Nunca esqueça de aperta a porca do eixo!
Agora tudo montado!
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Para saber mais e comentar acesse o link abaixo:
https://ybrfactor.forumeiros.com/t1045-tutorial-limpeza-de-freio-traseiro-regular-corrente?highlight=corrente
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