Minhas impressões aos 25.000km/rodados - por: Xann - consultor tecnico

29/08/2011 20:33

Bom galera, não sei se tô postando no lugar certo, mas fiquem á vontade os amigos Moderadores para mover pra onde acharem melhor.

Minha motoca tá agora com 25 mil kilometros rodados e fazendo agora no começo do mês que vem 1 ano de uso, 1 quarto da vida útil do motor foi-se embora com essa kilometragem, já que segundo experiência minha mesmo com motos novas, seus motores atingem aí cerca de 100 á 120 mil antes de precisar de manutenção.

Então to postando aqui minhas impressões sobre a Factor nesse primeiro período de vida(digamos assim), já que comprei ela com muito medo, pois toda a vida tive somente motos da marca HONDA. Na época minha outra moto me deixou no prego e eu precisei urgente de uma moto nova, e de acordo com as necessidades da época a Factor foi o que tinha de mais completo com o que eu poderia pagar, isso sem mencionar as motos de marcas "diferentes", no qual nem cogitei a hipótese da aquisição de uma dessas, na concorrente HONDA o modelo "pé duro" estava mais cara que a Factor completinha, então isso foi decisivo na minha escolha, e hoje não me arrependo de forma alguma da compra.

Painel antes e depois:



Vejo ao longo dos tópicos muita gente perguntando quanto tempo dura pneus, lonas e pastilhas de freios, relação e etc, então vou postar aqui como tá minha moto agora depois desse tempo.

O motor ainda está com o chiadozinho original, macio como o dia em que a comprei, depois dos 10.oookm passou ao consumir cerca de 100ml de óleo á cada 1000km rodados, que é exatamente quando faço as trocas. Então assim como quase todos aqui relatam, isso é normal.



O aspecto geral não mudou muito, tirando arranhões na pintura decorrente de buchas e a jaqueta, a aparência da moto ainda é ótima. Eu não levo em Lava á Jato nem se me pagarem, então todas as partes zincadas e gauvanizadas ainda brilham como nova, nada de ferrugem em canto algum.



Até hoje não repuz peça alguma, ou seja, fora duas luzinhas do painel que troquei logo no início, nunca estragou nada, coloquei nela o escapamento esportivo, alarme, mudei a posição da placa traseira e de resto a motoca tá toda original ainda.

No painel apenas uns arranhões devido á um tombo que ela levou sozinha num dia de ventania forte, que ódio rss.



A borracha do estribo la lado esquerdo se desgastou muito, não sei se devido ao calçado que uso, ou a forma com que eu piso, não sei, isso ainda é um mistério pra mim hehe, a borrachinha do pedal de marcha tb se desgastou bastante.



A relação ainda está longe de ter que trocar, penso eu que ela deve chegar aos 40.000. Vejo alguns amigos dizendo que acabou com a relação com menos de 9 mil rodados, gente isso é falta de cuidado, falta de óleo, e é óleo mesmo, e não a tal graxa branca. Já usei muita coisa durante minha vida pra lubrificar e sinceramente falando, sem dúvida algum o melhor lubrificante é óleo mesmo, não fiquem com medo de sujar a moto, se sujar lava, melhor gastar tempo lavando do que prejuízo comprando relação.




As lonas de freio estão com meia vida, observem nas fotos onde está a setinha indicadora de desgaste, o correto é ela estar no ponto marcado direito, quando chegar ao esquerdo é hora de trocar mas ela está bem no meio.



As pastilhas do freio dianteiro tb estão com meia vida ainda, estão longe de se acabarem, podem observar no corte dela, a hora de trocar é quando aquele corte sumir, então tá longe ainda.
O disco tb está ótimo, um amigo meu conseguiu certa vez acabar com um disco na CG dele com 5 mil rodados, vai ser bruto assim lá longe kkkkkk.



Até o presente momento a peça que está mais gasta é o pneu traseiro, mas mesmo assim acho que dá pra chegar aos 30.000km com ele tranquilo, mas não sei se vou aguentar esperar, o METZELER 100/90 já está até pago na loja, só esperando esse ai terminar seus dias rssss.
Pneu antes e depois



O pneu dianteiro é outro que não acaba nunca, mas acho que não vou esperar pra colocar o METZELER 90/90, pra dar um aspécto de moto mais cheia, já que vou colocar o 100/90 atrás.



Pessoal tive uma supresa ao abrir a caixa do filtro de ar, esta estava imunda demais, isso pq eu andei pouco em estrada de chão durante esse tempo, mas o segundo compartimento que é o mais importante estava limpinho, menos mau né, alí tem que estar sempre limpo, se notarem sujeira ali podem se preocupar, já que se tiver sujeira alí é sinal que tá entrando sujeira no seu motor, e isso é muito, mas muito mau, mas já dei uma geral nela e no filtro e já estão como novos outra vez. O carburador não precisou nem abrir pra limpar, usei o velho macete de empurrar pra dentro a sujeirinha do regulador de ar da marcha lenta, regulei e ficou 100% novamente hehe



Como já felei em outro tópico, o consumo dela mesmo com escapamento esportivo sem miolo continua o mesmo, em torno dos 40km com litro, fiquei muito feliz com isso.

Caixa de direção está firme e sem folga alguma, fiz revisão geral nela há uns dois meses, fiz até um tópico na época, lubrifiquei rolamentos e caixa de direção, e agora tenho que trocar o óleo das bengalas, tava torcendo pra demorar chegar aos 25 mil pq dá um bocado de trabalho, mas vou ver se troco essa semana e vou fazer o tutorial com fotos pra ficar bem explicado. Se não me engano tem um tutorial aqui mas não tem fotos, então vou fazer um bem completinho pra ajudar o pessoal aí.

Sobre a bateria, andei até criticando a bichinha aqui no tópico sobre baterias, já até pedí desculpas á ela rss, mas no último mês o motor tava pesado pra dar a primeira partida de manhã, e nessa primeira partida a luz laranja do painel ascendia, então semana passada fui dar uma conferida e a água da mesma estava abaixo do mínimo recomendando, foi só completar ela com água fervida e agora ficou boa novamente.

Ah só pra constar, nesse 1 ano de uso nunca me pararam numa blites e nunca me abordaram na rua, e olha que tem blites por aqui pra todo lado rss, digo por conta do escapamento direto.
Viajei duas vezes com garupa, e foi decepção geral, motinha fraquinha demais, mas tudo bem, o forte dela nao é estrada e sim o uso dentro da cidade, onde ela é ágil e econômica, venço todos os corredores com facilidade, não há engarrafamento ou trânsito ruim pra minha motinha hehe.

Bom, então é isso galera, Factorzinha até agora tem sido só alegria.

Grande abraço á todos!

 

Para saber mais sobre esse assunto e comentar acesse o link abaixo:

https://ybrfactor.forumeiros.com/t2057-minhas-impressoes-aos-25000km

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.