Surge um outra opção de óleo para ybr factor! por: André Costalonga - consultor técnico

29/08/2011 11:00

Depois de um tempo longe da familia YBR Factor, eis que volto a colocar pulga [ou então o cachorro inteiro] atras da orelha dos nossos amigos foristas.

Já venho a algum tempo atras matutando sobre o uso de óleo do tipo "heavy-duty" [uso severo] para as nossas motocas, pois já tinha ouvido um caso de uma Falcon utilizar óleo 40 no motor e trabalhar muito bem, sem dar qualquer tipo de problema, e depois ver também um amigo meu que tem uma Falcon e uma CRF 230 usando óleo 40 na Falcon e 15W40 na CRF 230.

E nessa semana conversando pela internet com um rapaz de Vitoria - ES que tem uma Intruder 125 com 113.000KM, usando óleo 15W40 de caminhão desde 0KM.
Ai com algumas duvidas eu mandei um e-mail pra ele e perguntei sobre esses tipos de óleos, e ele me respondeu:

Caro André,

pode utilizar, por incrível que pareça, o Top Turbo, de gradação 15W - 40, API CI - 4/SL.
Há outros óleos de uso misto (diesel, gasolina, álcool ou GNV) que podem ser utilizados sem problemas.
O Ursa TDX Premium e o Castrol Tection, ambos 15W - 40, também podem ser utilizados sem problemas.
A alteração nos padrões dos óleos utilizados pela Honda originalmente em suas motocas, mudou muito o cenário do mercado de lubrificantes.
Um exemplo disso, são os novos óleos ditos "específicos" para motos da Ypiranga.
Alguns apresentam gradação 10W - 30 e nível de aditivação API - SM, e podem ser utilizados sem medo na motocicleta.
Vá ao tópico que criei no Motonline (vide link abaixo) e veja como foi o início da discussão que culminou com a reviravolta no mercado de óleos lubrificantes para motos:

A Busca Pelo Óleo Ideal Continua


Infelizmente a inveja acabou por levar este tópico ao fim, depois de mais de 400.000 visualizações.
Há gente que simplesmente não suporta ouvir que alguém descobriu algo novo e que funciona.
O amigo perceberá que há muito conteúdo no que concerne aos lubrificantes de uso misto, do tipo heavy duty - que utilizamos em nossas picapes - e também no que se refere à utilização dos mesmos em motos de pequena cilindrada, como aconteceu com a minha Suzuki Intruder 125 2008.
A moto já passou há muito dos 100.000 kms sem fazer retífica. Está hoje com 113.000 kms...
Um abraço enorme, meu amigo,

Xamã.


Bom galera, hoje vou conversar com ele e se ele aceitar e os ADM permitir, vou chama-lo para participar do nosso fórum e contribuir com um bom conteudo para o nosso fórum.
Não compre um Similiar.
Óleo similar é furada.

Ai vai os óleos que eu recomendo o uso:

1º- Castrol Tection Global 15W40 API CI-4 R$ 18,00;
2º- Ursa Premium TDX 15W40 API CI-4 R$9,00;
3º- Mobil Delvac MX 15W40 API CI-4 R$10,00;
4º- Lubrax Top Turbo 15W40 API CI-4 R$9,00.

Esses são os óleos e os preços médios que encontro.


Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

 

Saiba mais e comente sobre o assunto aqui:

http://ybrfactor.forumeiros.com/t2044-oleo-heavy-duty-em-motosvideo-pag-4?highlight=oleo

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